Durante esses ultimos meses passei dias a fio pensando em o que montar para minhas alunas dançarem. Clássicos livres?! Neo-clássicos?! Repertório?!
Cada cobrança técnica, cada aula, cada aluno me inspira em alguma coisa… o que fazer… pensei pensei pensei… e veio uma das grandes questões, dançar ou não dançar com minhas pupilas (dividir palco)… estava aflita… o tempo corre…
Então fui conversar com minha maestra Ana Esmeralda, sobre espetáculos e afins… a sabedoria dela com certeza iria me indicar que caminho seguir…
Nada como a sabedoria de mais de 60 anos de carreira, e alma e vida de estrela maior… conversamos (continuamos conversando sobre isso e sobre tudo, a maestria dela é também na vida…), e suas falas foram me tomando, veja a parte artística, veja a possibilidade de adaptar, veja tudo isso… Se for entrar para dançar veja aquilo que desempenhará com maior elegancia e técnica e mostre a sua beleza…
Olhe para dentro. e depois olhe por fora.
é… ninguém é estrela a toa… por sorte… ANA É UMA ESTRELA MAIOR…
Essa inspiração me fez lembrar de algo que sempre quis dançar pois é minha cara. Ou pelo menos tem os passos que eu tenho maior facilidade em desempenhar… Gamzatti… E principalmente, minhas alunas e alunos também poderiam dança-lo, além de ser mais tranquilo de adaptar as coreografias… resolvido: La bayadere!!!
E, então vamos fazer uma suíte de la bayadere… com cenário, figurinos, e principalmente muito ballet e muita vontade!!! E claro, muito trabalho!!!
La Bayadére, ballet em três atos e 5 cenas.
Estréia: 04 de fevereiro de 1877, no Teatro Marijinsky de São Petersburgo.
Coreografia: Marius Petipa, e mais tarde natalia makarova e Rudolph Nureyev.
Músicas: Ludwig Minkus.
Bailarinos da estréia: Ekaterina Vazem (Nikiya), Lev Ivanos (Solor), Christian Johannsen (Rajá) e Maria Gorshenkova (Gamzatti).
Ato I. Cena 1: “No Exterior do Templo Hindu”
Solor, jovem guerreiro, após uma caçada bem sucedida, envia seu servo ao Rajá levando-lhe de presente um trigre por ele morto. Solor permanece no exterior do templo com a esperança de ver sua amada, Nikiya. O Sacerdote Brâmane tenta demonstrar seu amor à Bailadeira, porém é rejeitado. Magdaveya, um faquir, avisa Nikiya que Solor está a sua espera. Ela deixa o templo e vai ao encontro de Solor, que procura induzir Nikiya a fugir com ele. Ela consente, mas obriga o rapaz a jurar fidelidade diante do fogo sagrado. O Sacerdote Brâmane surpreende a conversa entre os dois, e jura vingar-se.
Ato I. Cena 2: “No Palácio do Rajá”
O Rajá sente-se muito satisfeito com o presente que Solor lhe traz e oferece-lhe a mão da própria filha em casamento, a linda Gamzatti. O guerreiro temendo recusar essa grande honra e cativado pela beleza de Gamzatti, esquece o voto feito a Nikiya. O Sacerdote Brâmane vem ao palácio e conta ao Rajá o namoro de Solor com Nikiya. Sabendo da intenção do Rajá em casar sua filha com Solor, Nikiya vai ao palácio e revela a Gamzatti seu amor por ele e implorando-lhe que o deixe para ela. Gamzatti tenta comprar Nikiya com jóias e presentes. Nikiya recusa e num acesso de desespero ameaça Gamzatti com um punhal. Chocada com seu próprio gesto foge apavorada. Gamzatti jura que Solor será seu e com a ajuda de sua aia planeja uma terrível vingança.
Ato I. Cena 3: A Festa do Noivado
A festa de noivado. Na celebração do noivado de Solor e Gamzatti, o Rajá ordena que Nikiya dance com as demais bailadeiras. Durante a dança a aia lhe oferece uma cesta de flores na qual se esconde uma serpente venenosa. Nikiya é mordida e agoniza. O Sacerdote Brâmane se prontifica a salvá-la caso ela aceite pertence-lhe. Após ver Solor com Gamzatti, a jovem recusa, e morre.
Ato II: O Reino das Sombras
Solor acha-se tomado de pesar e remorso pela morte da amada. Magdaveya, querendo distraí-lo daquelas sombrias disposições, lhe dá ópio para fumar. Solor adormece e sonha que, em companhia de Nikiya, visita uma terra desconhecida. A seus olhos apresentam-se os espectros da bailadeiras. Por fim ele encontra Nikiya entre elas e jura que nunca mais tornará a abandoná-la.
Ato III: O Ritual do Casamento
Dentro do templo de Buda, Solor, atormentado, é levado a se casar com Gamzatti, quebrando seu juramento a Nikiya. A profecia da Bailadeira realiza-se, acontece uma terrível trovoada e o templo cai em ruínas. Dos escombros aprece Nikiya, que vem buscar Solor para viverem seu amor na eternidade.
Sabia que La Bayadère é o único ballet que amo TUDO? A Nikyia, a Gamzatti, os pas de quatre, o corpo de baile… acho tudo incrível, do começo ao fim. Meu coração de bailarina desmanchou… E você vai fazer a Gamzatti, aaaaaaaah, que demais! Vai ficar lindíssima! De chorar, aiai.
Doce beijo.
Que tudo amiga, vá fundo, como sempre faz em tudo que planeja……………minha vez ainda não chegou em dançar um repertório. Tô quase me conformando com isso……………….é meu preço………………..beijos e muuuuita merda 🙂