O tempo e a arte do ballet clássico.

Recebo muito e-mail perguntando em quanto tempo a pessoa conseguirá, abrir um espacate, girar piruetas, ter um balance perfeito, dançar uma variação, subir nas pontas…

Não existe resposta se não existir muito treino, e esse tempo será relativo a tantos fatores…

Ser magra, longelínea, esforçada apenas não adianta. As bailarinas do Bolshoi treinam durante anos de 8 a 12h por dia. POR DIA. Nossos alunos geralmente farão em sua maioria 2 a 3 aulas de 1h30 na semana.

Caberá ao professor da o seu melhor, saber cobrar, nunca parar de estudar. Ainda mais quando se fala de adulto.

O aluno adulto é diferente. Ele chega cheio de estigmas, pre-conceitos, e muitas outras buscas que vão além de fazer ballet. Vão reconsquistar seus próprios valores, vão se dar um desafio que sempre fica na tenue linha frustração x conquista, competição com seus sonhos x sua realidade… Vão com problemas mil na cabeça esperando que naquele momento ele consiga se concentrar apenas nele mesmo… e sim ele querem dançar, eles querem pontas e mais do que ninguém querem perfeição.

Saber sustentar tudo isso é o que o professor do aluno adulto precisa se especializar além de compreender que o corpo do aluno adulto é diferente, mas não mais dificil ou mais fácil, diferente, e cada aluno também é diferente um do outro.

Em todos esses anos que passei a dar aulas de ballet para adultos já pequei na ansiedade, na forma de fazer uma correção, na defesa, no avanço… E juro que quanto mais eu cresço como professora foi porque ouvi meu aluno e não parei de me especializar, seja na arte do ballet (também sou aluna adulta e me imponho desafios grandes e diferentes a cada etapa de meu aprendizado), seja no estudo do comportamento humano.

É ir além do que sonhamos, ou do que achávamos que seria necessário. 

Pois nosso aluno quer e merece a melhor aula, o melhor que pudermos dar e ballet de verdade!

Mas existe um item que ajuda e muito… um texto meu que publiquei no facebook semana passada:

 
Quando a espera não é tormento é a lição do Sr. Tempo…

Não custa esperar passar, chegar… na verdade quando queremos tudo para ontem acho que nõa estamos prontos para receber de fato aquilo que pedimos. Mesmo quando pedimos “faça a sua vontade”.

Eu passei a viver cada dia de uma vez e aprendi que organização apenas faz com que esse dia seja mais tranquilo, e que o tal Sr. Tempo fica mais ameno…

Ensaios começaram ontem e já estão rascunhando um lindo crescimento de uma escola que vai fazer só 4 anos, mas que tem muita história para contar.

Um passo de cada vez, retroceder para avançar… repetir, repetir, repetir. Humildade no passo, na emoção, no carinho, no querer.

Crescer é legal. To gostando… passar as fases podem doer, mas sempre que o tal do Sr. Tempo ganha nossa atenção essa tal fase passa mais rápido do que imaginamos!

Reservem as datas de 17 e/ou 18 de abril, prometemos dançar com muito amor e dar nosso melhor para a arte que sustenta nossa alma e constrói nossos passos. ♥

Bom dia ao primeiro domingo de ensaios!

BalletAdultoKR® – Seu sonho levado a sério.
Venha fazer parte desta realidade!
(11) 3884.4430
karen@balletadultokr.com.br

studio@anaesmeralda.com.br

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

5 thoughts on “O tempo e a arte do ballet clássico.

  1. ∞ Dany Bright ∞ says:

    Amo dança, conheci Ballet Adulto KR pela internet, é uma pena não poder sair disso, pois moro no Rio de Janeiro, amaria se vocês tivessem uma unidade no Rio de Janeiro, pois são tão atenciosos com amadores adultos, meu sonho era ser uma dançarina profissional, mas com os cursos daqui e horarios e minha idade rsrs, não rola, mas me contento dançando prá mim mesma em casa, é de outro mundo sentir a música entrar na mente ela que te faz sair do lugar, dançar ao ritmo do som, das batidas, sem treino, sem nada, só com a alma. Muito bom. Sucesso prá vocês sempre que continuem a tornar realidade o sonho de muitas como eu . Bjs

    Date: Tue, 22 Jan 2013 15:45:18 +0000
    To: dany_bright@hotmail.com

  2. julziana says:

    Quero te deixar minha mensagem (à Karen e todas outras meninas/mulheres que estão em uma situação parecida):

    Meu nome é Juliana e fiz balé por cerca de 3 anos quando eu era criança. Eu dançava na escola e simplesmente amava. Por motivos que até hoje eu não entendo bem (entre eles, um sério problema com timidez), eu acabei parando e desde então nunca mais dancei. Nada. A vergonha parece que piorou conforme fui crescendo, mas cresci com uma vontade de voltar ao balé que às vezes até dói de saudade. Há alguns anos (é, há anos) eu procuro uma escola ou academia onde eu poderia tomar aulas. Encontrei algumas que oferecem balé adulto, mas nunca tive coragem de me matricular, porque assim que via alguma das aulas e vejo a segurança das mulheres dançando e perco a minha coragem, porque nem parecem iniciantes e adultas. Hoje em dia eu sei que é coisa só da minha cabeça, mas é complicado. Já chorei muito por isso. Minha irmã tentou me ajudar há um tempo atrás: atualmente ela é professora de dança de salão e toda vida dançou muito bem, é desinibida e tem muita facilidade para ensinar. Ela é uma das poucas pessoas que sabe sobre meu amor ao balé e também sabe dessa minha dificuldade. Tivemos juntas a ideia de ela me ensinar alguns fundamentos de dança de salão para ver se eu consigo me soltar mais. Mas não deu certo, eu não estava me divertindo nem à vontade. Parei.

    Eu me dediquei totalmente aos estudos e fiquei por um bom tempo com a ideia do balé só na cabeça…estudo muito, trabalho muito, pesquiso muito, mas o balé, eu não esqueço…sempre que fico sozinha em casa, faço um coque no cabelo, fico na frente do espelho e faço alguns passos que eu lembro e me sinto a bailarina mais linda do mundo!

    Há alguns meses, estou eu mesma trabalhando bastante para melhorar minha timidez e estou tendo resultados. Daqui a 1 semana farei 24 anos. Estou (mais uma vez…) pesquisando algum lugar para tomar aulas de balé, mas estou encontrando MUITAS dificuldades (como vc pode imaginar…). Já ouvi escola dizendo que aulas para balé adulto é só para mulheres maiores de 30 anos; há 4 anos atrás, já ouvi que eu tinha de entrar na turma de crianças; já ouvi que as turmas adultas já estão completas (e vivem completas, há anos que venho perguntando). Os poucos lugares que gostei, pedem uma fortuna como mensalidades…Complicado.

    Aí encontrei esse blog. Já revirei quase todos os posts, te mandei um email pedindo informações. Adorei o vídeo que vc postou contando sua história, me emocionei.

    Quero parabenizar sua iniciativa e que continue com o Studio por muitos anos! E aguardo sua resposta 🙂

    Juliana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.